Stupefato

Segundo o blog da revista superinteressante, o Planeta Marte abriga 635 mil crateras gigantes feita por asteroides. As crateras que foram contadas medem ao menos 1 quilômetro de diâmetro.


Qualquer semelhança com o "relevo acidentado" do nosso planeta não é mera coincidência. Pois há cerca 4 bilhões de anos, a Lua, a Terra e outros planetas rochosos foram bombardeados por uma chuva de asteroides.
"Foi esse fenômeno, que ficou conhecido como Bombardeio Pesado Tardio, o responsável pela formação das crateras lunares. Já na Terra, as marcas desse episódio não são tão facilmente percebidas, já que a superfície terrestre está em constante processo de erosão", explica Fernando Roig, pesquisador do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, que não participou do estudo. fonte: Veja
Poderia acontecer novamente? Perguntamos.
A única certeza é que existe a chance de haver um impacto de algum corpo celeste que esteja em rota de colisão com a Terra.

Ao analisar a órbita do asteroide 1999 RQ36, a Nasa, agência espacial americana, detectou que há uma chance em 1.000 de que o corpo celeste colida com a Terra antes do ano 2200 - mais precisamente, no dia 24 de setembro de 2182. O impacto da colisão seria o equivalente à explosão simultânea de centenas de bombas atômicas. Os cientistas da Nasa já trabalham em um projeto para prever a trajetória do asteroide com maior precisão.
Não somos mesmo o centro do universo. As coisas podem mudar a qualquer momento.

Categories: ,

Leave a Reply